quinta-feira, 30 de outubro de 2008




quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Noite de Halloween

Sexta-feira, 31 Outubro, o GTA vai estar a animar a Noite de Halloween no ArteCaffé, Ourém. Este é o segundo ano deste trabalho que junta cerca de 15 actores e três cenas distintas distribuídas por aquele espaço. Este ano procurou-se personalizar ainda mais cada cena, com o objectivo do público ter que, à medida que irrompe pelo espaço, descobrir algo novo e, no mínimo, assustador. Ao longo da noite, vagueiam por ali mortos vivos, bruxas, videntes, mulheres, múmias. O tema deste ano é a Cidade Assombrada. Uma cidade comandada por terrível Drácula e pelo seu companheiro Franknestein. Um trabalho diferente com muitos, muitos adereços. A caracterização está a cargo do Salão Macrisbete. A partir das 23h/23h30.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Cadeiras, bastidores e 60 espectadores no último espectáculo

Cena "Matrix"
Ao lado da cena "Matrix", tentava-se bater texto

O Mário que interpreta o Rei Leandro não cabia em si de contente. A sua carrinha levou 28 cadeiras de uma única vez.



Na sexta-feira eram 20 pessoas com reservas. Às 3h da manhã de sábado já eram 34. Contas feitas, na abertura da bilheiteira foram cerca de 60 pessoas no espectáculo do Rei Leandro.
O catering teve que fazer ginástica e o público foi-se acomodando nas cadeiras e nas mantas que entretanto, foram colocadas para as crianças. Apesar do "lufa lufa" antes do início do espectáculo, valeu a pena. Em 3 espectáculos passaram pelo Torreão cerca de 130 pessoas. S. Pedro também esteve connosco. O tempo esteve sempre muito bom para as cenas que se fazem no jardim. Obrigado (a) ao público!!!



quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Aposta ganha

Fez diferença sim senhor. Os espectáculos às 21h00 resultam. Até o Sr. Augusto da Ginjinha tem tido mais público que passa a beber a ginjinha após o espectáculo. Um obrigado especial ao Sr. Augusto que desde há três anos colabora com o Apollo oferecendo uma ginja a cada espectador.
Um obrigado também à Associação dos Castelos que nos tem emprestado as cerca de 50 cadeiras para o espectáculo. As cadeiras vão às 19h00 e regressam à Associação após o espectáculo. É uma estafa (temos que tirar fotos à logística das cadeiras) mas vale a pena para que o público esteja mais bem acomodado. Já há muito público para o último espectáculo no próximo sábado. Até lá então!!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Público atento

Uma Noite na Idade Média

Não é nome de filme, mas foi como eu me senti na noite do último sábado, dia dezoito. Após um ótimo dia de viagens pela Região Centro de Portugal, incluindo o Convento de Cristo, em Tomar, e o famoso Santuário de Fátima, resolvemos entrar na vila medieval de Ourém. O dia já havia nos mostrado muitas belezas da Idade Média e acreditamos que a noite poderia nos mostrar mais algumas. O Convento de Cristo é uma construção que serviu como sede da Ordem dos Cavaleiros e dos Templários, fundado pelo Grão-Mestre dos Templários portugueses, em 1162. O Castelo de Ourém, por sua vez, situa-se no cimo do monte que avista-se da cidade de Ourém, próxima a Fátima. Voltando, pois, à noite deste último sábado, entramos na vila após o sol se pôr. A vila fica abrigada por muralhas e o local ainda conserva as construções e ruas do tempo dos primeiros condes de Portugal. Quando pensávamos que já estávamos o bastante maravilhados com aquilo que víamos, descobrimos, por acaso, que uma companhia de teatro estaria a apresentar-se nos aposentos do Castelo de Ourém às nove horas daquela noite.
Algumas velas iluminavam o Castelo de Ourém. Próximo ao torreão e às luzes, um grupo de homens e mulheres estava a conversar. Vestiam roupas que lembravam nobres dos tempos medievais, havia também um camponês e uma ou duas serviçais. Entramos e subimos a escadaria de pedra, também iluminada com velas, que dá acesso ao torreão. Havia cerca de 25 pessoas, um trono e uma mesa de banquetes. De imediato, serviram-nos sopa quente e vinho. Após alguns minutos, um arauto entrou e anunciou a chegada do Rei Leandro ao seu Castelo de Helíria. Logo atrás deste, entrou o seu Bobo, trajando rubro, azul e um grande chapéu com guizos.Após as primeiras frases do Rei Leandro, percebi, com alegria, que tratava-se de uma adaptação do Rei Lear, de Shakespeare, uma das minhas peças favoritas do bardo. O texto, de Alice Vieira, pareceu-me bastante simpático e muito divertido. A autora retirou algumas cenas e personagens de menos importância da peça original, deixando o espetáculo mais curto e a trama menos densa.
Após quarenta e cinco minutos e findo o banquete do Rei Leandro, o intervalo foi anunciado pelo arauto, que também convidou o público a comer. Pão, carne e vinho, uma simples e medieval refeição, como haveria de ser. O segundo ato foi apresentado na rua, em um dos pátios do castelo. O terceiro e último ato, de volta ao torreão, foi seguido por mais bebidas e doces.Após o espetáculo, estivemos em uma taberna tradicional ao pé da Igreja Matriz da vila medieval. Serviram-nos ginjinhas (cortesia da Cia. de Teatro), bebida tradicional portuguesa. Mais tarde, voltamos ao castelo e assistimos o fim da nossa noite mais medieval terminar.O grupo chama-se Grupo de Teatro Apollo. Tem sede em Pêras Ruivas, Ourém, e faz encenações periódicas no torreão do Castelo de Ourém. A diretora de "Leandro, Rei de Helíria" é Dora Conde, que também interpreta o Bobo. Foi, na minha opinião, o destaque da noite em Ourém.

Texto de Gilherme Correa, um dos espectadores presentes no espectáculo do dia 18 de Outubro no Torreão sobre a peça Leandro, Rei de Helíria

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Vamos voltar a animar a noite de Halloween no ArteCaffé



Sexta-feira dia 24 Out. há uma reunião de trabalho sobre esta animação. Todos os elementos do GTA que queiram participar no projecto devem aparecer pelas 21h3o em Pêras Ruivas.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Última representação de Leandro, Rei de Helíria - Próximo sábado

No próximo sábado o GTA apresenta pela última vez o espectáculo Leandro, Rei de Helíria, no Torreão do Castelo. A decisão foi tomada no último briefing, tendo em conta a afluência de público que o espectáculo registou nas últimas apresentações. No dia 18, o espectáculo esgotou.
As reservas podem ser feitas por e-mail gteatroapollo@gmail.com. O bilhete custa 5€ e inclui dois momentos de refeição.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Amanhã


quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Notícias




Este blog agora só fala de Rei Leandro, é verdade. Mas parece que é está de boa maré. Por isso aqui vai.
A peça do Rei Leandro no Torreão passou hoje, em rodapé, no RTP Regiões (achamos que é assim que se chama o programa). É uma boa notícia. Para sábado já temos muito público com reserva. É a segunda boa notícia.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Em 2005



O que mudou em 3 anos! Em 6 de Maio de 2005, Rei Leandro.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Leandro, Rei de Helíria volta ao Torreão no sábado




As fotos não são do último espectáculo mas é só para dizer que no próximo sábado, pelas 21h00 repete-se o espectáculo Leandro, Rei de Helíria, no Torreão. Esta é a última oportunidade de se ver um espectáculo que no último sábado teve lotação esgotada. Obrigada ao público! Foi bom.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Torreão. Pode parecer estranho mas é aqui.



Versatilidade





terça-feira, 7 de outubro de 2008

é assim em Leandro, Rei de Helíria




segunda-feira, 6 de outubro de 2008

No próximo fim de semana: 11 de Outubro


sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Amanhã: Workshop Jogo e Movimento

O Gta realiza amanhã um workshop sobre Jogo e Movimento destinado a 60 jovens do Encontro Nacional de Jovens sem Fronteiras. Na zona histórica de Ourém a partir das 15h00.


Workshop sobre Jogo e Movimento

Objectivos:
- Desenvolvimento capacidades perceptivas (apuramento sentidos);
- Desenvolvimento capacidades motoras (orientados para a consciencialização corpo, capacidade de expressão, maleabilidade, flexibilidade)
- Integração do meio ambiente;
- Aumento de confiança e da ousadia;
- Aptidões sociais: a experiência da vivência em grupo; confiar nos outros, capacidade de expressão numa situação de grupo; aceitar a diferença;

Jogar é algo especial. No jogo criamos um plano imaginário, atribuindo-lhe a sua própria realidade. A entrega a um jogo permite autoconfiança, poder, discernimento, melhor realidade com o quotidiano. É este o valor e interesse do jogo. Movimento: Vital para o ser humano. É fundamental mantermo-nos movimento. É vida, permite o contacto connosco próprios, com os outros e com tudo o que nos rodeia. A forma como agimos revela um pouco do que nós somos, pois exprime as nossas convicções, crenças e interesses. O corpo é o nosso instrumento, o nosso meio de expressão. Jogo e movimento: Dão-nos oportunidade de nos conhecermos e de nos entendermos com a vida. Trata-se assim de aprender agindo, connosco e com os outros.Usamos o corpo como forma de expressão. Total entrega entre pensamento, acção e movimento estejam presentes. É esse o valor dos jogos em movimento.

Hoje, pelas 21h30, em Ourém

O espectáculo do Con (s)certo é hoje às 21h30, no Cine-Teatro de Ourém.
É a segunda apresentação de um espectáculo que envolve cerca de 80 pessoas em palco. O espectáculo realiza-se no âmbito do Dia Internacional da Música que se comemorou no dia 1 de Outubro.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Leandro, Rei de Helíria, próximos espectáculos


quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ensaio amanhã




Ensaio do Con (s)certo

Quinta-feira, dia 2 de Outubro, 21h00 no Cine-Teatro

Ourém