segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

De volta

Voltamos à carga amanhã, terça-feira, pelas 21h30. E na sexta, dia 2, pelas 21h00. Em Pêras Ruivas. Fase do trabalho: Leitura de texto.

Caixa do correio

Este foi o postal que o Nuno Batista teve a amabilidade de enviar ao Grupo de Teatro Apollo. Foi uma feliz surpresa, sim senhor, este postal chegado à caixa do correio. Escrevia ele "o postal vai ao teu cuidado mas é para transmitires a essa gente fantástica que compõe o Grupo de Teatro Apollo. Entraram na minha vida este ano, e são de facto, pessoas fantásticas. Bom Natal a todos e um fantástico 2009". Obrigada Batista, um Fantástico 2009 para ti também! Continuamos a contar contigo e com os amiguinhos para as próximas peças!!

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

à volta, de volta, em volta

Sim, continua-se de volta do texto de José Saramago "Que farei com este livro?". a ver vamos o que vai dar.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Espectáculos disponíveis

A agenda semestral do Apollo é definida em Janeiro. Actualmente, temos já algumas datas marcadas de espectáculos pelo que, caso pretenda um espectáculo do Grupo de Teatro poderá contactar-nos. Os espectáculos disponíveis, de momento, são os seguintes:



Na Terra dos Sonhos
Produção: Grupo de Teatro Apollo (Peça estreada a 18 de Maio de 2007)
Texto: António Clemente; António Craveiro, Luís Tomás; João Mourão
Encenação: Dora Conde
Duração: 1h30
Sinopse: A história do Servente Hipólito que decide destruir o edifício do teatro, onde trabalham Chicharo e Pé Carriço, para construir um restaurante, "um bom restaurante!". Para o Servente, os "teatros estão sempre vazios, não alimentam a barriga nem os bolsos de ninguém ao contrário, do que se passa com os restaurantes, que estão sempre cheios!". Chicharo e Pé Carriço convencem o Servente Hipólito a entrar no mundo do teatro, bastando para isso que utilize a imaginação. Tudo para fazê-lo acreditar que o teatro é um lugar mágico onde se pode sonhar. "Na Terra dos Sonhos podes ser quem tu és, ninguém te leva a mal"…




Leandro, Rei de Helíria
Produção: Grupo de Teatro Apollo - Peça estreada no dia 5 de Maio de 2005 - Espectáculo residente no Torreão do Castelo de Ourém
Texto: Alice Vieira
Encenação: Dora Conde
Duração: 2h00
Sinopse: Quero-vos como a comida quer ao sal», assim definiu a princesa o seu amor pelo pai, numa história da tradição popular. É essa história que aqui se conta, adaptada ao teatro. Uma peça onde se fala de amor, de ingratidão e do que acontece a um rei quando a coroa lhe sai da cabeça.


O Cliente Nunca tem Rzaão/Vende-se Coração:
Produção: Grupo de Teatro Apollo (Peça estreada em 2007)
Adaptação do texto: Sérgio Ribeiro
Encenação: Dora Conde
Sinopse: Vende-se coração" é a resposta a um anúncio em que se joga com a ambiguidade das palavras e dos sentimentos, e será que os corações, mesmo de porcelana ou fancaria, podem estar à venda, ou será que tudo o pode estar em determinadas circunstâncias? "O cliente nunca tem razão" procura virar do avesso uma frase feita, a de que"o cliente tem sempre razão" e que, na prática, encontramos, tantas vezes, quem a demonstre ao contrário, por absurdo; na relação entre quem procura uma coisa de que precisa e quem a tem para trocar ou vender (por dinheiro que é o que troca tudo), porque razão há-de ter sempre razão o cliente (o que procura) e não o vendedor (o que tem a coisa procurada)? Abrir uma loja não é ter que ser servil... embora também não tenha que ser o contrário. Há sempre razão e razões dos dois lados de uma relação...» Sérgio Ribeiro
Contacto preferencial Grupo de Teatro: gteatroapollo@gmail.com

às voltas com um novo trabalho.

Andamos às voltas com um novo trabalho. A acontecer será em Março próximo. A encenação e a cenografia estão mais ou menos pensadas. Em princípio vamos trabalhar em José Saramago.
A próxima reunião de trabalho é sábado às 17h00.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Há oito dias atrás estavámos na Meia Maratona


artística


comidinha boa. Parabéns Duarte!



é o que se vê...


a malta gosta mesmo é de mimos...



foi a primeira foto com o novo palco



lembram-se??


Joanico



As crianças da Casa da Criança do Olival têm estado connosco todos os anos.



Sopa...e cozinheiras aprendizes...


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Imagens da 3ª Meia Maratona


Surgiu a ideia de um livro de visitas da 3ª Meia Maratona. Bem interessantes as sugestões e comentários que nos foram deixados;


O nosso querido Caracol. Sem ti, a Meia Maratona não é a mesma!!!!!



Caldo Verde e Friginada


Joanico




Filhoses, quentes e boas




A peça Franknestinho - Vasco da Gama


Bons amigos na Meia Maratona






A Sopa da Pedra


Na cozinha, eis os números:
50 kg de batatas
10 kg de cebolas
4 cabeças de porco
15 kg carne de porco para a friginada
4 Kg de feijão catarino
Miminhos
Bolos para os lanches que se ofereceram durante as duas tardes ao Público
Muito chá e muito café
Filhoses ao final do 1º dia e coscorões no 2º dia. E tão bem que souberam.
No 2º dia, a Brigada das Vassouradas e afins lavaram 200 taças de caldo verde.






Conseguimos este ano, na 3ª Meia Maratona de Teatro colocar pano preto no palco de Pêras Ruivas. E que bem que ficou. Assim sim...Surgiu também a ideia de um livro de visitas da 3ª Meia Maratona. Bem interessantes as sugestões e comentários que nos foram deixados;



No 1º dia da Meia Maratona e a poucos momentos de ter início a Mostra ainda havia um ferro de engomar, t-shirts e fotos dos elementos GTA. Tudo para quê? A cada um de nós foi dada um t-shirt. Cada um de nós pertencia a uma Brigad: Brigada da Barulheira; Mini-Brigada; Brigada verdadeiro sentido da palavra; Brigada Blá, Blá, Blá, Brigada Anti-Stress; O melhor é ver as fotos;

















Foi muito bom, foi tudo muito bom. O Apollo, pelo facto do Grupo Trupego só apresentar uma peça (devido à doença de um dos elementos) decidiu apresentar O Cliente Nunca tem razão e vende-se Coração. Eram 19h15 minutos do dia 7. Tivemos cerca de uma para decidir. Fica aqui entre nós. A peça estava a começar, o público já preparado para ver a peça e ainda se vestiam dois actores. Começamos a peça nos bastidores.

É bom ler isto...

“Em meados de Novembro, surge o convite para participar na III Maratona de Teatro do Grupo de Teatro Apollo de Peras Ruivas, que o Movimento Pró Palco prontamente aceita. Alguns ensaios pelo meio, poucos, carregar a tralha, vulgo cenários, não esquecer a bina e o sofá, adereço obrigatório em todas as peças e lá vamos nós que a peça é às 18h18m. Eis-nos chegados, e toca a respirar fundo, pois a peça de teatro anterior à nossa está atrasada…Ufa…

O conceito desta maratona é deveras interessante: convidam-se uma mão cheia de Grupos de Teatro para participar, o publico que vai chegando assiste às peças, montagem de cenários, testes de luzes, teste de som, desmontagem de cenários e recomeça tudo para o novo grupo que vai entrar em cena, claro está, com o apoio simpático do pessoal do GTA que parece fazer isto à que séculos. Não descurando o facto de que de barriga vazia nada funciona, ei-los a servir nas pausas, o chazinho das cinco, o café da avó, tinto da terra, a bela da sopa da pedra, friginada e sei lá mais o quê!!!

E as horas vão passando entre farsas, comédias, épicos e leituras de gatos, casamentos e outras histórias de trazer por casa.É chegado o nosso momento, cenário, luzes, som, um pequeno silêncio, sobe a música e entra o Dr. Pathelin e a sua Guilhermina sentados na bicicleta de um qualquer avô. Agora sem retorno, viva o improviso, imperioso é passar a mensagem, que vai decorrendo aos saltitões, empurrões e mesmo puxões ,até que…fecha-se o pano! Ouvem-se palmas, assobios, entreolhares e ombros que confirmam sem voz…- Não correu mal!! – Mais uma no papo!!... e os níveis de adrenalina descem drasticamente que alguns festejam com um copo de palheto soando nos bastidores : - Vivó MPP!!!Assim termina, o que parece ser uma aventura, a participação do MPP e do CCRO pela terceira vez neste evento do GTA que mais não é do que uma amostra do que se faz em teatro amador no Distrito de Santarém, …sim, Distrito!”

In: http://ccr-olival.blogspot.com/2008/12/6-de-dezembro-de-2008-mpp-vai-maratona.html

domingo, 7 de dezembro de 2008

Continuação II

Uma (excelente) hora de leitura com os nossos AMIGOS, Sérgio Ribeiro e Pedro Gonçalves
6-12-2008





sábado, 6 de dezembro de 2008

Continuação

Grupo Movimento Pró-Palco - Olival
6-12-2008





Já começou

A grandiosa 3ª Meia Maratona de teatro já começou e está a decorrer maravilhosamente!
Os 1º Espectadores




A 1ª peça
"A Derrota do Kid Labaredas










quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

3ª MEIA MARATONA: OS ESPECTÁCULOS

Pelas 17h17 no dia 6 de Dezembro

Grupo de Teatro Apollo

A peça "A derrota do Kid Labaredas" fala de incêndios florestais que assolam, ano após ano, o património paisagístico. Numa linguagem simples e descontraída, a peça apresenta a quadrilha do terrível Kid Labaredas e o plano de ataque à floresta. Apesar do ataque, a quadrilha sai derrotada, quando se reúnem os amigos da floresta.

Peça Infantil

Pelas 18h18 no dia 6 de Dezembro

Grupo Movimento Pró-Palco - Olival

A farsa do Mestre Pathelin conta a historia de um advogado espertalhão que em momento de crise econômica, para vestir-se a si próprio e a sua mulher, resolve aplicar um golpe em um comerciante de tecidos tão esperto quanto ele, inspirado na fabula A Raposa e o Corvo e através de elogios e artimanhas envolve o comerciante em suas tramas. Mais tarde os dois se encontram em um julgamento onde o réu e um camponês empregado do comerciante e pathelin seu advogado. Mais uma vez através de trapaça o advogado ganha a causa, porém, é apanhado em seu próprio ardil. A peça traz à tona conflitos que desde sempre afligem a humanidade: a falta de dinheiro, a luta pela sobrevivência, a ética, a trapaça e a busca pela justiça.

Pelas 21h21 dia 7 de Dezembro

Grupo de Teatro Aboboreiras - Tomar
Sinopse: O Tio Simplício, regressa do Brasil rico, sexagenário e sem nunca ter conhecido uma mulher.Dona Teresa, senhora de idade, ambiciosa, é mãe de Dona Cândida, uma jovem a passar a idade de casar. Em conjunto com o Dr. Simões, tratam de casar a filha com o Sr. Manuel Simplício. O objectivo de Dona Teresa é cuidar do futuro da filha e do seu, através da fortuna do genro. O Dr. Simões pretende através deste casamento aumentar o seu numero de clientes na região.Luís é um jovem aventureiro, sobrinho de Manuel Simplício, cujo principal objectivo é gastar o dinheiro que lhe chega sem ele saber muito bem porquê. Absorve-se em aventuras desmedidas, vindo a apaixonar-se em altura errada, pela pessoa errada.
Lúcia é quase da idade de Cândida, e na vida nada mais faz do que desfrutar dos pertences de sua prima, e aguardar por algum príncipe encantado.O maior receio de Dona Teresa, é que seu genro venha a falecer sem deixar herdeiros. Por isso o Doutor, na incapacidade de arranjar método que faça o velho funcionar, resolve contratar umas Boticárias, para tentar uma qualquer mistela, que dê vigor ao Homem. Em toda esta trama a criadagem é cúmplice nas artimanhas, sem que o Tio Simplício suspeite.

Pelas 18h18 no dia 7 de Dezembro




Pelas 23h23 no dia 7 de Dezembro
Sinopse: A história do Servente Hipólito que decide destruir o edifício do teatro, onde trabalham Chicharo e Pé Carriço, para construir um restaurante, "um bom restaurante!". Para o Servente, os "teatros estão sempre vazios, não alimentam a barriga nem os bolsos de ninguém ao contrário, do que se passa com os restaurantes, que estão sempre cheios!". Chicharo e Pé Carriço convencem o Servente Hipólito a entrar no mundo do teatro, bastando para isso que utilize a imaginação. Tudo para fazê-lo acreditar que o teatro é um lugar mágico onde se pode sonhar. "Na Terra dos Sonhos podes ser quem tu és, ninguém te leva a mal"…



Peça infantil pelas 16h16 no dia 7 de Dezembro







Resumo: Uma personagem (Joanico Viageiro) que conta histórias. As históriasrelatam as viagens que faz, viagens essas, a locais onde nem todos vão, ouse vão, observam as coisas numa perspectiva diferente. Joanico conta as suashistórias, com a ajuda de bonecos, marionetas, objectos, que traz sempreconsigo na sua arca de viagem.



Pelas 22h22 no dia 6 de Dezembro

Grupo VASCO DA GAMA - Frankenstinho
Sinopse: Assim como aconteceu na realidade com a autora de Frankenstein, Mary Shelley, a peça inicia com um grupo de crianças passando suas férias na praia, e que, por causa das incessantes chuvas, procuram brincadeiras e distrações que pudessem ser feitas dentro de casa. Numa noite de forte tempestade, uma das crianças sugere que cada uma desenvolva uma história de terror. A partir daí a peça passa a ser narrada por Mariinha, que cria o personagem Frankenstinho. A história criada por Mariinha começa no laboratório de um cientista, o Dr. Frankenstein, que está terminando a 'montagem' de um ser. Terminada a montagem da criatura, que batizam com o nome de Frankenstinho, o cientista recorre a uma infinidade de instrumentos para ativar o funcionamento das células, a circulação sanguínea e tudo o mais necessário para dar vida à sua criação. Muda o cenário. A ação acontece agora num bosque, onde uma menina brinca com os pássaros e as borboletas, cuida das flores e executa os trabalhos domésticos da casa onde mora com sua avó, já bem velha.

Brevemente publicaremos as restantes sinopses.