segunda-feira, 30 de março de 2009

Aproveite para ver!!



Na Terra dos Sonhos

Data/Horário: 4 de Abril_21h30

Local: União Desportiva e Cultural do Alqueidão - Ourém

quinta-feira, 26 de março de 2009

Estreia 25 de Março "Que Farei com este Livro?" de José Saramago, o espectáculo repete hoje e amanhã no Cine-teatro de Ourém, pelas 21h30.


Fotos de NA



























































quarta-feira, 25 de março de 2009

Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2009


Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2009

Dia Mundial do Teatro - 27 de Março, 2009 - Mensagem de Augusto Pinto Boal

"Teatro não pode ser apenas um evento - é forma de vida! Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral: o uso do espaço, a linguagem do corpo, a escolha das palavras e a modulação das vozes, o confronto de idéias e paixões, tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro!Não só casamentos e funerais são espetáculos, mas também os rituais cotidianos que, por sua familiaridade, não nos chegam à consciência. Não só pompas, mas também o café da manhã e os bons-dias, tímidos namoros e grandes conflitos passionais, uma sessão do Senado ou uma reunião diplomática – tudo é teatro.Uma das principais funções da nossa arte é tornar conscientes esses espetáculos da vida diária onde os atores são os próprios espectadores, o palco é a platéia e a platéia, o palco. Somos todos artistas: fazendo teatro, aprendemos a ver aquilo que nos salta aos olhos, mas que somos incapazes de ver, tão habituados estamos apenas a olhar. O que nos é familiar torna-se invisível: fazer teatro, ao contrário, ilumina o palco da nossa vida cotidiana.Verdade escondidaEm setembro do ano passado fomos surpreendidos por uma revelação teatral: nós, que pensávamos viver em um mundo seguro, apesar das guerras, genocídios, hecatombes e torturas que aconteciam, sim, mas longe de nós, em países distantes e selvagens, nós vivíamos seguros com nosso dinheiro guardado em um banco respeitável ou nas mãos de um honesto corretor da bolsa quando fomos informados de que esse dinheiro não existia, era virtual, feia ficção de alguns economistas que não eram ficção, nem eram seguros, nem respeitáveis. Tudo não passava de mau teatro com triste enredo, onde poucos ganhavam muito e muitos perdiam tudo. Políticos dos países ricos fecharam-se em reuniões secretas e de lá saíram com soluções mágicas. Nós, vítimas de suas decisões, continuamos espectadores sentados na última fila das galerias.Vinte anos atrás, eu dirigi Fedra de Racine, no Rio de Janeiro. O cenário era pobre: no chão, peles de vaca; em volta, bambus. Antes de começar o espetáculo, eu dizia aos meus atores: "Agora acabou a ficção que fazemos no dia-a-dia. Quando cruzarem esses bambus, lá no palco, nenhum de vocês tem o direito de mentir. Teatro é a Verdade Escondida".Vendo o mundo além das aparências, vemos opressores e oprimidos em todas as sociedades, etnias, gêneros, classes e castas, vemos o mundo injusto e cruel. Temos a obrigação de inventar outro mundo porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com nossas mãos entrando em cena, no palco e na vida. Actores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma"


Augusto Pinto Boal (Rio de Janeiro, 16 de março de 1931) é director de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional. Fundador do Teatro do Oprimido, suas técnicas e práticas difundiram-se pelo mundo, notadamente nas três últimas décadas do século XX, sendo largamente empregadas não só por aqueles que entendem o teatro como instrumento de emancipação política mas também nas áreas de educação, saúde mental e no sistema prisional.Nas palavras de Boal, "o Teatro do Oprimido é o teatro no sentido mais arcaico do termo. Todos os seres humanos são atores - porque atuam - e espectadores - porque observam. Somos todos "espect-atores" . O dramaturgo é conhecido não só por sua participação no Teatro de Arena da cidade de São Paulo (1956 a 1970), mas sobretudo por suas teses do Teatro do oprimido, inspiradas nas propostas do educador Paulo Freire.

terça-feira, 24 de março de 2009

Prémio de Melhor Interpretação Masculina


Prémio de Melhor Interpretação Masculina a Luís Tomás do ULTIMAcTO pela sua interpretação no espectáculo “A Bengala” no Festival CALE-se – Festival Internacional de Teatro de Amadores 2009 - em Vila Nova de Gaia. Parabéns!!

segunda-feira, 23 de março de 2009

MUITA MERDA!!


Começou hoje a iniciativa Ler Saramago, na qual o Apollo vai apresentar a peça "Que Farei com este Livro?". Com a ansiedade a crescer, própria de uma estreia quero desejar a todos os actores e técnicos do espectáculo MUITA MERDA!! É um trabalho que como todos, teve os seus melhores e piores momentos. Acontece sempre, não fosse este um processo de criação. É um trabalho que marca também o crescimento do grupo, na procura de outros e novos trabalhos. É um trabalho sério. é importante quando estamos a dois dias da estreia e ainda que hajam sempre pormenores, o conjunto está a funcionar desde os adereços, os figurinos, as luzes, a equipa de apoio e a encenação. Difícieis os ensaios? Muito. Agora é soltar o trabalho.
Ainda que reticentes quanto a algumas decisões, com algumas ideias que parecem loucas e saídas sei lá bem de onde, a verdade é que o Grupo, todo, com os refilões e os menos refilões, vai fazer um bom trabalho. Acredito que sim. MUITA MERDA PARA TODOS!

domingo, 22 de março de 2009

Que Farei com este Livro? estreia dia 25 de Março

O que se passa na preparação de um espectáculo de teatro é tão intenso que só mesmo vivendo a experência.Não é definível, é uma aventura, é um desafio, é um desalento, é criação, é brincar com as palavras, é gerir pessoas, emoções. O teatro é arte feita a partir da vida.
Na próxima 4ª feira, o Apollo estreará mais um espectáculo. Um trabalho desenvolvido há quatro meses a esta parte, exigente, quer pela densidade do texto, quer por transformá-lo numa história viva em palco.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Onde está?


quarta-feira, 18 de março de 2009

Terra dos Sonhos


4 de Abril - Alqueidão
21h30

terça-feira, 17 de março de 2009

Estreia no dia 25 de Março "Que Farei com este Livro?"




Sinopse da peça

O regresso de Luís de Camões a Portugal e a luta que tem de travar para publicar Os Lusíadas. Mais que fazer jus ao poeta, a peça mostra o século XVI e tudo o que estava em cena, à época; a megalomania de um rei imaturo; a complexidade e a tensão do jogo político e social que se travava em Portugal; a "anunciada" perda da independência nacional.
Neste contexto, a peça remete-nos para o papel do artista na sociedade: quem dele se serve, quem favoreceu ou contrariou a publicação da sua obra e a quem esta pode beneficiar. É, pois, uma reflexão sobre jogos de poder. É pois, uma reflexão sobre a liberdade. É pois, uma reflexão, sobre a vida.

Duração
45 min. + intervalo + 45 min.

Ficha técnica
“Que Farei com este Livro?” de José Saramago
Produção: Grupo de Teatro Apollo; Março 2009 (projecto realizado a convite da Escola Secundária de Ourém na iniciativa Ler Saramago Março 2009)
Encenação: Dora Conde
Assistente de Encenação: Andreia Magalhães e Tatiana Pedro
Coordenação Figurinos: Elisabete Pedro
Construção Adereços: Nuno Santos, Mário Martins
Letra e Música (original): “Que é das Índias” – José António Santos
Montagem Técnica: Nuno Santos e Jorge Ferreira
Construção Cenográfica: Grupo de Teatro
Acolhimento: Filomena Martins e Sónia Santos

Interpretação:
Luís Gonçalves da Câmara – jesuíta, confessor do rei D. Sebastião – Cristina Ferreira
Martim Gonçalves da Câmara – secretário de Estado – Nuno Santos
Cardeal D. Henrique – inquisidor-mor, tio de D. Sebastião - Sónia Costa
D. Catarina de Áustria – avó de D. Sebastião, viúva de D. João III – Elisabete Pedro
Diogo do Couto – soldado da Índia, futuro cronista e autor do Soldado Prático – Tatiana Pedro
Ana de Sá – mãe de Luís de Camões – Dora Conde
Luís de Camões – Luís Costa
Miguel Dias – fidalgo do Paço – Paulo Santos
D. Francisca de Aragão – dama do Paço – Andreia Magalhães
D. Vasco da Gama – 3º conde da Vidigueira – José Quartau ou Mário Martins
D. Maria de Ataíde – condessa da Vidigueira – Cristina Ferreira
Damião de Góis – cronista, guarda-mor da Torre do Tombo – Sónia Costa
Frei Bartolomeu Ferreira – dominicano, censor de Os Lusíadas - Mário Martins
António Gonçalves – impressor – Paulo Santos
Serventes – Maria João Lopes ; Rubina Pereira; Rafael Comba
Coro:
1ª cena – 1º acto - Mário Martins; Tatiana Pedro; Paulo Santos; Elisabete Pedro;
2ª cena – 1º acto - Mário Martins; Tatiana Pedro; Paulo Santos; Luís Costa
Figuração:
5ª Cena – 1º acto: Romina Pereira; Maria João Lopes, Rafael Comba
2ª Cena – 2º Acto – Sónia Costa; Tatiana Pedro
4º Cena – 2º Acto – Sónia Costa
6ª Cena -2º Acto – Romina Pereira; Maria João Lopes, Rafael Comba
Responsável Coro 1ª e 2ª Cena – Tatiana Pedro
Responsável coro 5ª Cena: Elisabete Pedro
Jambé – Telmo Ribeiro
Agradecimentos: Catarina, Tuxa, João Pedro e José Santos

sexta-feira, 13 de março de 2009

A Dora é Bebé!!!:D PARABÉNS!!!











Beijo enorme, Doré!!!:D


O convite para fazer a peça de teatro Que Farei com este Livro? de José Saramago foi feito pela Escola Secundária de Ourém, que vai promover na próxima semana, uma semana dedicada ao escritor. É importante para os alunos o conhecimento de um escritor que faz parte dos conteúdos programáticos do ensino secundário. O projecto é ambicioso, foi lançado ao Apollo. Todos os contactos administrativos e formais foram efectuados pela própria comissão organizadora desta iniciativa. Pela informação transmitida, José Saramago sabe da existência da realização do espectáculo, concordou com ele e autorizou-o. Vamos estrear a peça dia 25 de Março.

Facturas pagas 2 vezes, não obrigada!!

Mais uma factura enviada pela Sociedade Portuguesa de Autores, no valor de 200€ a qual já está paga e arquivada.

Eis a nossa resposta. Gostamos de partilhar convosco estes belos momentos.

"Agradecemos o seu contacto, no entanto acresce-me referir sobre este caso que ambas as representações foram pagas, uma delas pela própria Câmara Municipal de Ourém (23 de Maio) atendendo a que o espectáculo se inseriu no âmbito de um festival de teatro promovido pela própria autarquia. O outro espectáculo, dia 3 de Outubro foi também pago pelo Grupo de Teatro Apollo à SPA, tal como está mencionado no e-mail de 6 de Outubro de 2008, enviado por vós a este Grupo de Teatro. "Mais informamos que, conforme nosso correio electrónico de 08 de Maio de 2008, o montante dos encargos de compensação é de EUR 37,50, pelo que a nota de débito n.º 1/86/2008, cuja cópia anexamos, fica parciamente paga, uma vez que apenas recebemos EUR 37,00".
Face ao exposto, muito agradecemos a V. Exas. que seja corrigido este lapso, uma vez que naturalmente, é mesmo disso que se trata.
Dou conhecimento à Câmara Municipal de Ourém, uma vez que foram parte integrante no processo administrativo do espectáculo de 23 de Maio de 2008".

e-mail: 13 Março 2009

domingo, 8 de março de 2009

Estreia à vista



Vamos estar no Festival da Cenourém nos dias 26 e 27 de Março. É uma excelente forma de comemorar o Dia Mundial do Teatro. Para mais com uma peça nova. Ensaios atrás de ensaios, cena atrás de cena, repete, dá deixa, marca, pensa, constrói. Foi assim o fim de semana. E é assim que se monta "Que Farei com este Livro" de José Saramago. Muito, muito trabalho para todos. Claramente, é um desafio. Tem estreia marcada dia 25 de Março.

quinta-feira, 5 de março de 2009

REGRESSADO QUE É DAS ÍNDIAS


Chegou hoje a letra original da peça "Que Farei com este Livro" de José Saramago:
-"Lê pra ver se serve" - dizia no e-mail
- "Serve sim senhor". Está aprovada. Que venha agora a música!
A autoria é do José António Santos. Deixamos aqui a letra em 1ª mão...


REGRESSADO QUE É DAS ÍNDIAS
REGRESSADO QUE É DAS ÍNDIAS
ENTRE PESTES E EUFORIA
TRAZ NA FACE A DOR DA GUERRA
ENTRE CANTOS DE POESIA
ESCREVEU MEDOS
BEIJOU MARES
CAMINHOU POR ENTRE AS LETRAS
AO CHEGAR A TERRA FIRME
QUIS TER NOME DE POETA
ABRE PORTAS, FECHA PORTAS
POR TER SEDE DE MOSTRAR
O TESOURO PORTUGUÊS
FECUNDADO EM EM ALTO MAR
PÁTRIA, IGREJA E BURGUESIA
DE PORTUGAL A CASTELA
CORTAM SONHOS AO POETA
AQUI DEL REI, SOLTA A VELA
NEM IGREJA
NEM PAIXÕES
NEM ORGULHO DE LOUVAR
VELHOS HEROIS MARINHEIROS
PERDIDOS EM ALTO MAR
CORTA ÀS PERNAS
CORTA OS BRAÇOS
QUE ESTA FARSA NÃO É TUA
É DUM POVO QUE NÃO TEME
DEITAR TESOUROS PRÁ RUA

segunda-feira, 2 de março de 2009

Parabéns III




último fim de semana




Dia 1 de Março Fez-se espectáculo e cantou-se os parabéns a dois Paulos, um deles é do Apollo. Parabéns Paulo Santos. O Apollo foi inaugurar o espaço Delfos, do Grupo de Teatro Pró-Palco do Olival. A sala da antiga escola primária da Conceição (Olival) é agora espaço para fazer teatro. Está acolhedor. Promete aquele cantinho do reino Delfos. Parabéns ao grupo Pró-Palco. São muito boa gente.