segunda-feira, 31 de março de 2008

Estivemos em Sta. Eufémia no último fim de semana com o espectáculo Na Terra dos Sonhos (parte III)

A propósito do Dia Mundial do Teatro, o GTA foi convidado para estar em Santa Eufémia, Leiria. E lá fomos. Muito público, muito público mesmo, o que torna o espectáculo ainda mais especial. Agradecemos ao TASE - Teatro de Animação de Santa Eufémia, o convite.

Estivemos em Sta. Eufémia no último fim de semana com o espectáculo Na Terra dos Sonhos

O espectáculo



Estivemos em Sta. Eufémia no último fim de semana, com o espectáculo Na Terra dos Sonhos

Antes do espectáculo



sexta-feira, 28 de março de 2008

Divulgação: Cursos Breves - Uma voz para o actor

Camara Municipal de Tomar promove Cursos Breves

19 SÁB e 20 DOM - Abril

FORMAR ACTORES 1
UMA VOZ PARA O ACTOR

O trabalho do actor, para além da sensibilidade própria de cada um, pressupõe o domínio de técnicas, de entre as quais as relacionadas com a voz.
O curso que aqui apresentamos está organizado para as pessoas do teatro, mas pode também servir para todos aqueles que utilizam a voz, como sejam os professores.
Plano do curso:
A partitura do actor;
Como estudar uma Peça Teatral;
Pontuação Expressiva;
Exercícios respiratórios (diafragma);
Exercícios Vocais (colocação da voz);
Exercícios para estimular os OFA (Órgãos Fono Articulatórios);
Exercícios para melhorar o “colorido da dicção”; Leitura expressiva de textos (inflexões).

Horário:
Sábado (10h às 13h e 15h às 18h)
Domingo (15h às 19h)

Formador: Actor Marco Mascarenhas

Público-alvo: actores e público geral
Máximo de participantes: 25 pessoas
Mínimo de participantes: não estipulado
Preço: 10 € (para actores das companhias
de teatro do concelho), 15€ (público geral)

Contacto:

cultura@cm-tomar.pt
Tel. 249 329 190

Divulgação: Enterro do Bacalhau - Soutocico - Leiria - 5 de Abril - Mais de 300 figurantes

No próximo dia 5 de Abril, Sábado, pelas 21.30 horas, o Enterro do Bacalhau sairá à rua. A realização está a cargo do Clube Recreativo e Desportivo do Soutocico e nela participam mais de 300 figurantes, entre padres, freiras, um bispo, um sacristão, pescadores, varinas, músicos. O cortejo tem 1,5 km, com 4 paragens para outros tantos sermões. Demora entre 1,5 e 2 horas. A partir das 18.00 horas, no pavilhão/sede do Clube, realizar-se-á o III Congresso Gastronómico do Bacalhau.
O evento só se realizadaqui a 4 anos.

Mais informação: http://members.tripod.com/~Leiria/lendasbac.html

quarta-feira, 26 de março de 2008

Dia Mundial do Teatro - Quinta-feira - 27 de Março

Concentração - Espontaneidade - Naturalidade - Criação - Construção - Desconstrução -Jogo - Limite - Máximo - Pontência - Capacidade - Tensão - Emoção - Actor - Não aos papagaios - Honestidade - Fazer - Fazer - Fazer - Fazer - Fazer - Fazer - Fazer - Fazer - Experimentar - Experimentar - Experimentar - Descobrir - Encontrar - Atingir - Viver - Cena - Palco - Prazer - Muito - Espectador - Sentir - Viver - Ler -Perceber - Palavra - Paragráfo - Frase - Sentido - Intenção - Imagem - O que transporta? - Significado - Produção - Imaginação - Não penses - Faz, faz, cria, constrói - Inventa - One image - One vision - Transcende-te - Procura - Alcança - Redescobre-te - Não resistir - Intenso - Frize - Querer - Gostar - Emoção - Público -Palmas - Sinceridade - O que nos toca - Personagem - Ganhar - Forma - Comandar - Acertar - Tentativa - Amar - Odiar - Gritar - Beijar - Dia - Noite - Zangado - Irritado - Feliz - Emocionado - Chorar - Rir - Tocar - Agarrar - Livre - Preso - Incompreendido - Inimaginável - Crer - Mulher - Homem - Criança - Rei - Lunático - Zé Galo - Vizinha - Servente - Bobo - Princesa - Princípe - Pastor - Pintor - Pé Carriço - Chicaro - Pirata - Kid Labaredas - Zé Fósforo - Menina - Eucalipto - Coelho Pimpão - Hospedeira - Lena Caloraças - Romeu - Julieta - Brisa - Rambo - Alves - Tasqueiro - Isabel - Velha - Mãe - Arminda - Sr- Manuel - Sr. Padrinho - Zé das Couves - Personagem - Objectiva - Ganha vida - ELA.
PARABÉNS AO TEATRO

terça-feira, 25 de março de 2008

Na Terra dos Sonhos



E foi assim o segundo dia da estreia da Terra dos Sonhos, mais ou menos há um ano atrás....

domingo, 23 de março de 2008

Com os transportes Conde, vamos não sabemos bem para onde - Parte II


A carrinha volta novamente a estar ao serviço do GTA rumo a Sta. Eufémia no dia 29 Março. O transporte continua a ser um calcanhar de Aquiles no GTA. Isto quando falamos em saídas. Mas há sempre solução. Porque o que o GTA gosta mesmo é de fazer teatro!

sábado, 22 de março de 2008

O regresso da Terra dos Sonhos


A Terra dos Sonhos volta no próximo dia 29 de Março, em Sta. Eufémia, Leiria.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Os dias que correm




Lembram-se destes dias??

quarta-feira, 19 de março de 2008

O taberneiro e as buchas


"Olhe que eu tenho lá em casa três quatros..."
By O taberneiro em "O Cliente nunca tem razão/Vende-se Coração"
Foi um novo texto Luís Costa??

OLÁ, OLÁ, OLÁ, OLÁ, OLÁ


Um OLÁ, OLÁ, OLÁ, OLÁ, OLÁ, para todos os elementos que fazem viver o GTA.
Um OLÁ, OLÁ, OLÁ, OLÁ, OLÁ para todos os espectadores que nos têm acompanhado. Já são 11 anos...ui, ui...

P.S. O gato da foto não é tão bonito como o Pipoca.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Próximo dia 22 de Março - Cancelado o espectáculo no Torreão!!

Vamos recarregar baterias...Há por aí quem tenha que começar a trabalhar nos textos para a estreia da nova peça. E há também aqueles que querem aproveitar para descansar um bocadinho. Mistura-se tudo e dá um fim de semana sem espectáculos.

Rescaldo Fim de Semana

E já passou mais um fim de semana com espectáculo. No dia 14, o Apollo esteve no Arte Caffé com a peça "O Cliente nunca tem razão/Vende-se Coração". Esta foi a 2ª vez que o GTA apresentou a peça naquele espaço. Qualquer semelhança com o primeiro espectáculo é pura coincidência...E ainda bem!!

quinta-feira, 13 de março de 2008

CAPITÃ...GENERALA...ENCENADORA....AMIGA...


quarta-feira, 12 de março de 2008

O Cliente nunca tem razão e vende-se coração - Dia 14 de Março - Arte Caffé

Horário do Espectáculo:23h00

Local: Artecaffé - Ourém

Sinopse: «Estes dois textos são a adaptação de dois contarelos lidos não se sabe onde, quando ou de quem. O adaptador achou-lhes muita graça porque pegavam na realidade que vivemos, em situações, e as transformam em coisas contadas. Porque não contá-las em teatro? Foi o que tentou fazer, adaptando-as."Vende-se coração" é a resposta a um anúncio em que se joga com a ambiguidade das palavras e dos sentimentos, e será que os corações, mesmo de porcelana ou fancaria, podem estar à venda, ou será que tudo o pode estar em determinadas circunstâncias? O que o adaptador dos textos pretende é, jogando com as palavras e os seus significados, dar um pequeno exemplo de como "estar à venda" é uma frase que nos atinge e agride... e faz sorrir! "O cliente nunca tem razão" procura virar do avesso uma frase feita, a de que"o cliente tem sempre razão" e que, na prática, encontramos, tantas vezes, quem a demonstre ao contrário, por absurdo; na relação entre quem procura uma coisa de que precisa e quem a tem para trocar ou vender (por dinheiro que é o que troca tudo), porque razão há-de ter sempre razão o cliente (o que procura) e não o vendedor (o que tem a coisa procurada)? Abrir uma loja não é ter que ser servil... embora também não tenha que ser o contrário. Há sempre razão e razões dos dois lados de uma relação...» Sérgio Ribeiro

Produção: Grupo de Teatro Apollo (Peça estreada em 2007)
Textos: Ricardo Adolfo “Os Chouriços são todos para assar”
Adaptação: Sérgio Ribeiro
Encenação: Dora Conde
Montagem Técnica: Nuno Santos
Som/Luz: Nuno Santos
Interpretação:
Taberneiro:
Luís Filipe Costa
Cliente: Paulo Santos
Mulher: Dora Conde ou Rosa Martins

terça-feira, 11 de março de 2008

De volta ao Cliente nunca tem razão

Hoje vamos fazer testes de som ao Arte Caffé, a propósito de um convite para um espectáculo na próxima sexta-feira, dia 14 de Março, naquele espaço. Caso os testes corram bem haverá espectáculo: "O Cliente nunca tem razão/Vende-se Coração" a partir de dois textos de Ricardo Adolfo em "Os chouriços são todos para assar", adaptados por Sérgio Ribeiro.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Um ovo Kinder chamado José Quartau



Este senhor, José Quartau, é o Princípe Simplício em Leandro, Rei de Helíria. Na sexta-feira passada, faltavam 3 minutos para o espectáculo ter início e deste Princípe, nada de sabia. "E o Zé?". "O Princípe tem telemóvel! Calhando era melhor ligar-lhe, pois"...
O Princípe Zé Quartau andava na sua vidinha, com a sua família real, a passear na Valada. E pronto. Assim...na descontracção. "Devem estar a brincar, com certeza!", dizia ele, no meio de tantas outras coisas. "Não, José Quartau, é a sério. A malta vai ter espectáculo daqui a 3 minutos!". Deu-lhe para ali. Teve que meter a família real no carro e ir até ao cine-teatro...Parece que se tinha esquecido que tinha espectáculo. É coisa pouca...

Alteração data!! Próximos espectáculos no Torreão

Dia 22 de Março - Meta a menina para dentro!
Sala do Torreão - Castelo de Ourém
18h18

Dia 5 de Abril - Leandro, Rei de Helíria
Sala do Torreão - Castelo de Ourém
18h18

sexta-feira, 7 de março de 2008

Quem faz o caldo verde??


O caldo verde faz parte do catering do espectáculo Meta a menina para dentro. A Kris tá com trabalho amanhã e havia dificuldade em encontar quem fizesse uma panela de caldo verde para 50/60 pessoas para amanhã!! Resolvido: "Eu faço o caldo verde. Leva a panela", disse a Kris. A encenadora leva a panela hoje, Kris...

quinta-feira, 6 de março de 2008

A não perder, Sábado dia 8 de Fevereiro no Torreão do Castelo de Ourém

META A MENINA PARA DENTRO!

.





Meta a Menina para dentro! Cem Soldos 2007

O catering, os mimos e os gulosos

Os espectáculos do Gta no Torreão têm todos uma pausa ou duas para refeição. E cafézinho e bolinhos no final...enfim, toda esta logística passa pelas mãos e pela cozinha da Kris! Muita dedicação e muita disponibilidade. E mais não dizemos...
Se não fossem para o público, ainda era capaz de tirar um...

À velocidade de cruzeiro

E foi tudo ontem...

29 de Março - Ontem ao final da tarde, ficou definido o espectáculo Na Terra dos Sonhos em Sta. Eufémia, Leiria, pelas 21h30; (Comemoração Dia Mundial do Teatro);

31 de Maio - Anulado espectáculo Na Terra dos Sonhos, Bairro, Ourém -

10 de Junho - O GTA foi contactado por causa de um espectáculo no dia 10 de Junho "As Memórias de Lúcia". Lembram-se? Vai ser reposto, parece que o texto foi cortado e começa na cena do Natal. A malta que entrou na peça deve, entretanto, dizer se tem disponibilidade para fazer o espectáculo no dia 10 de Junho em Fátima.

Houve ainda um contacto por parte da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, por causa de um espectáculo a realizar mediante a nossa disponibilidade.

Bom Teatro e sobretudo, muito prazer!!

Membros do GTA que particimam no espectáculo "As Memórias de Lúcia" com o encenador Norbeto Barroca do Teatro Experimental do Porto.

quarta-feira, 5 de março de 2008

E no dia 8 de Março: Meta a Menina para Dentro! No Torreão - Castelo de Ourém

Quem se lembra desta foto?
Meta a Menina para Dentro!

Sinopse: A vinda de Manuel, pretendente de Isabel, é abalada pela presença de Gusmão, jovem pintor que mora em frente a casa de Isabel pela qual se apaixona. Contudo, Gusmão tenta também terminar um quadro há cerca de 3 anos, o qual não consegue pelo facto de se estar constantemente a apaixonar. Desta vez, e decidido a concluir a obra, muda-se para um sítio pacato. Mas o amor volta a bater à porta…

Produção: Grupo de Teatro Apollo (Peça estreada em 2003)
Texto: Autor desconhecido (1965)
Encenação: Dora Conde
Montagem Técnica: Nuno Santos
Som/Luz: Nuno Santos
Catering: Cristina Ferreira
Figurinos: GTA
Interpretação:
Maria:
Sónia Costa ou Elisabete Pedro
Manuela: Dora Conde
Isabel: Andreia Magalhães
Avó Augusta: Cristina Ferreira ou Tatiana Pedro
Gusmão: Luís Costa
Manuel: Paulo Santos
Miguel: José Quartau
Cecília: Rosa Martins ou Tatiana Pedro

terça-feira, 4 de março de 2008

3 anos depois, Leandro, Rei de Helíria volta ao cine-teatro de Ourém: Próximo 7 de Março



A estreia foi no dia 5 de Maio de 2005 no Cine-Teatro de Ourém.
Leandro, Rei de Helíria continua em cena, hoje no Torreão, no Castelo de Ourém. Alguns actores mudaram, outros estão mais velhos (claro!).
Na próxima sexta-feira, dia 7 de Março, o GTA vai voltar ao cine-teatro de Ourém para apresentar o espectáculo aos alunos de Escola Secundária de Ourém. Faz parte do seu plano nacional de leitura. Pelas 21h00.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Animação de Jantar 1969









Com os transportes Conde, vamos não sabemos bem para onde!



Demoram quase uma hora a chegar a Fátima mas lá chegaram! Com os transportes Conde, vamos não sabemos bem para onde! E até sábado, realmente, ninguém sabia muito bem...Sabíamos que era algures numa serra...Mas lá chegámos!!

sábado, 1 de março de 2008

Et c' est fini...




Afinadas as vozes e retocados os figurinos, ala que se faz tarde!! Amanhã é jantar de 1969. São 11 actores que vão animar o jantar de 100 pessoas. é sempre a aviar!!! Muita merda GTA!!