terça-feira, 3 de abril de 2012

6ª Meia Maratona de Teatro nos dias 13, 14 e 15 de abril

Iniciativa acolhe oito grupos de teatro e várias atividades durante três dias

Grupo de Teatro Apollo realiza 6ª Meia Maratona de Teatro nos dias 13, 14 e 15 de abril


O Grupo de Teatro Apollo do Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas, Ourém, promove nos dias 13, 14 e 15 de abril, a 6ª Meia Maratona de Teatro. Trata-se de uma iniciativa realizada pelo 6º ano consecutivo, na qual, ao longo de dois dias são realizadas oito peças de teatro, com intervalo de duas em duas horas, sensivelmente. Este ano, o Grupo de Teatro Apollo convidou 8 grupos de teatro que estarão presentes na 6ª Meia Maratona de Teatro, nomeadamente, Nariz – Teatro de Grupo, Leiria, UltimActo de Cem Soldos, Teia de Alvarim (Tondela), Teatro Olimpo de Ansião, Companhia de Teatro Montes da Senhora de Proença-a-Nova, Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Ourém, Grupo de Teatro S. Silvestre de Tomar e Grupo de Teatro do Grupo Desportivo e Cultural de Seiça. Tratam-se de grupos de teatro oriundos de vários pontos do país bem como do concelho de Ourém, com os quais o Grupo de Teatro Apollo mantém intercâmbio. O objectivo da Meia Maratona é, além da promoção do intercâmbio, a possibilidade de relacionamento com novos grupos e trabalhos, permitindo desta forma, que o público também tenha um conhecimento mais alargado do trabalho do teatro amador. A 6ª Meia Maratona pauta-se também pelo convívio que se estabelece entre público e grupos de teatro através da partilha dos momentos da refeição que se realizam, ao jantar, através de duas pausas para Sopinha & Petisco.


6ª MEIA MARATONA Teatro arranca no dia 13 abril no Museu Municipal de Ourém

Chá com Letras é o nome da tertúlia que marca o arranque da 6ª Meia Maratona de Teatro. A Tertúlia terá lugar no Museu Municipal de Ourém pelas 22h00, o dia 13 de abril. O objectivo é colocar as histórias perante os sentidos dos espectadores. Ler, absorver, sentir e criar imagens através dos livros. Chá com letras é uma iniciativa que tem acompanhado todas as edições da Meia Maratona de Teatro. Beberica-se um chá quentinho e contam-se histórias. Histórias que são partilhadas. Será assim também este ano. Chá com Letras é para todos. Basta levar um livro e partilha-lo.
No dia 14 de abril, a 6ª Meia Maratona desloca-se para o Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas, associação à qual pertence o Grupo de Teatro Apollo. É naquele espaço que se realizam todos os espetáculos. O primeiro tem início pelas 15h30 no dia 14 de abril, o último pelas 22h30. No dia 15 de abril, volta o teatro àquela sala, pelas 15h30, estando a última peça de teatro marcada para as 21h30

Teatro para os mais Pequenos
A Meia Maratona de Teatro procura ainda apostar em espetáculos para os mais pequenos. Este ano, a peça para os mais pequenos é realizada pelo NARIZ – Teatro de Ourém de Leiria que apresentará O TROUXA, um espetáculo de fantoches/robertos direcionado para maiores de 4 anos. O espetáculo tem início pelas 15h30. A entrada é livre.


Novidades
Procurando alargar o leque de oferta, a 6ª Meia Maratona de Teatro apresenta um Workshop de Iniciação à Dança com João Pereira &Sofia Ferreira, o qual terá lugar no dia 14 de abril, pelas 16h30. Terá a duração de cerca 1 hora e meia, sendo aberto ao público em geral, com e sem experiência de dança bem como aos grupos de teatro. A entrada é livre.
Decorre igualmente, um concurso durante a 6ª Meia Maratona de Teatro para o melhor texto sobre O que é o teatro?.
A ser publicado na edição do Notícias de Ourém - semana 20 de abril. O texto deverá ser entregue através de e-mail gteatroapollo@gmail.com ou presencialmente na redação do Noticias de Ourém ou via e-mail para noticias.ourem@gmail.com até ao dia 11 de Abril.
A divulgação do melhor texto será efectuado no Chá com Letras, convidando o vencedor para ler o seu texto. Prémios: Publicação do texto no Notícias de Ourém, entrada na 6ª Meia Maratona de Teatro para duas pessoas e presente surpresa.

Sem comentários: