quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O Pequeno Imperador de Atílio Bari
Pêras Ruivas - 1 Dezembro 15h18m
.
.
Som: Ana Margarida Santos
Contra Regra: Noémia Santos-
Encenação e Cenários: António Santos
.
Velho Tchin: Paulo Figueira
Criança: João Figueira
Fu, o criado: Valdemar Martin
Pequeno Imperador: José Costa
Chung, o cozinheiro: Ana Maria Carvalho
Sr da Escuridão: Juliana Pereira
Passarão 1: Andréa dos Santos
Passarão 2: Marisa Silva
Comediante do palácio: Cátia Pereira
Lavrador 1: Davide Santos
Lavrador 2: David Santos
Lavrador 3: José Augusto Prazeres
Mulher: Ana Pereira
Bebé: Cristiana Santos
.
Resumo: Numa época de grande prosperidade, num passado indeterminado, a China era governada por um menino, muito estimado pelo povo, a quem chamavam “O Pequeno Imperador”.
Um dia, quando brincava com o seu fiel criado, o Pequeno Imperador captura e prende um pássaro desconhecido, que o atrai pelo seu canto e pelas suas cores incomuns. A partir desse momento, todo o país passa a padecer, mergulhado num período de trevas e infelicidade. O Pequeno Imperador, alheio a essa situação, e também infeliz, tenta em vão divertir-se, isolado em seu castelo.
Num pesadelo, enormes pássaros estranhos lhe aparecem e o aprisionam, deixando o menino angustiado. Ele, então, toma conselhos com o comediante do palácio, que o faz reflectir sobre o significado dos sonhos, os desejos e as virtudes.
Meditando sobre esses conselhos, o Pequeno Imperador percebe o erro que cometera e liberta o pássaro, de quem já nem se lembrava, afastando a escuridão que cobria o país e trazendo de volta a felicidade para si e para o seu povo.

Sem comentários: