segunda-feira, 12 de maio de 2008

Assalto


Assaltaram o Torreão do Castelo de Ourém na passada semana. Não sabemos precisar o dia. Demos com a situação na última sexta-feira quando alguns elemntos do Grupo foram buscar
o material que ainda lá tínhamos. E que não deveríamos ter.
Forçaram a entrada com um pé de cabra e entraram. Roubaram a nossa mesa de mistura e os respectivos cabos, um prejuízo que ronda os 1500€. Trouxe-se aquilo que nos deixaram.

Para além do prejuízo material há ainda o patrimonial. Temos a maior estima por aquele Torreão. Vandalizaram-no, mais uma vez. O GTA apresentou queixa pelo furto, não temos a menor esperança de voltar a ver a mesa de mistura que tantos espectáculos fez. No entanto, é nosso dever fazê-lo.

Em 2007, também entraram no Torreão. O GTA estava com um outro espectáculo nessa altura. Entraram, pegaram no avião que tínhamos em cena, subiram com ele até ao piso superior do Torreão, abriram a porta e mandaram-no pela encosta abaixo. Isto foi numa sexta, tínhamos espectáculo no dia seguinte. Naquela altura, um dos elementos do Grupo (não deve ter dormido bem de noite) foi lá buscar o avião às 7 da manhã. Voltamos a reparar o avião para colocar em cena para o espectáculo.

Na semana seguinte à primeira reconstituição do avião, voltaram a entrar no Torreão, voltaramn a pegar no avião e encosta abaixo. Mais uns dez bancos de madeira que também vieram pela encosta. Nessa altura e após comunicação à Câmara, foi efectuado um reforço nas entradas do Torreão.

Desde 2006 que o GTA faz espectáculos semanais no Torreão, mediante o pedido prévio feito à autarquia. É cedido o espaço, o GTA quando detecta alguma anomalia comunica à autarquia.


Em 2006
O Grupo de Teatro assumiu em 2006 uma nova fase: assumir espectáculos semanais que permanecem residentes no Torreão durante três ou quatro meses. Costumamos fazer duas temporadas: Fevereiro a Junho e Setembro a Novembro. Mantemos uma prática teatral semanal, desenvolvemos e apresentamos trabalho. Pelos inquéritos que entregamos aos espectadores no início do espectáculo e pelas reacções, ninguém fica indiferente à beleza do Torreão e à conjugação de teatro naquele local. Em 2 anos, temos público que volta. E isso é muito bom.

Agora é tempo de avaliar o prejuízo, fazer alguns espectáculos para conseguirmos dinheiro para outra mesa e continuar a fazer teatro. Lamentamos esta situação, iremos arranjar solução para ela.
Temos estreia marcada para dia 23 de Maio e muito trabalho para fazer.









3 comentários:

Axpegix disse...

Ai meus amigos... mas onde é que nós estamos?! Desesejo uma puta de uma caganeira, daquelas de pintar a sanita à pistola durante 2 semanas, a quem levou a puta da mesa de mistura... esta merda transcende-me, a sério!! Aquela merda devia estar a fazer comichão a alguém...

Pronto, peço desculpa... prometo não desapontar a minha catequista e não dizer mais palavrões...

Mas a cena da caganeira mantém-se!
Haja o que houver... haverá sempre teatro!! Sempre!!

Anónimo disse...

Impressionante... Deviam levar com a mesa na cabeça!!! Vergonhoso... Por isso é que esta merda nunca mais anda para a frente....

Sérgio Ribeiro disse...

Passei agora por aqui. Ando por outras paragens, sempre com vontade de aqui voltar!
Com indignação e toda a minha solidariedade!