quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

3ª MEIA MARATONA: OS ESPECTÁCULOS

Pelas 17h17 no dia 6 de Dezembro

Grupo de Teatro Apollo

A peça "A derrota do Kid Labaredas" fala de incêndios florestais que assolam, ano após ano, o património paisagístico. Numa linguagem simples e descontraída, a peça apresenta a quadrilha do terrível Kid Labaredas e o plano de ataque à floresta. Apesar do ataque, a quadrilha sai derrotada, quando se reúnem os amigos da floresta.

Peça Infantil

Pelas 18h18 no dia 6 de Dezembro

Grupo Movimento Pró-Palco - Olival

A farsa do Mestre Pathelin conta a historia de um advogado espertalhão que em momento de crise econômica, para vestir-se a si próprio e a sua mulher, resolve aplicar um golpe em um comerciante de tecidos tão esperto quanto ele, inspirado na fabula A Raposa e o Corvo e através de elogios e artimanhas envolve o comerciante em suas tramas. Mais tarde os dois se encontram em um julgamento onde o réu e um camponês empregado do comerciante e pathelin seu advogado. Mais uma vez através de trapaça o advogado ganha a causa, porém, é apanhado em seu próprio ardil. A peça traz à tona conflitos que desde sempre afligem a humanidade: a falta de dinheiro, a luta pela sobrevivência, a ética, a trapaça e a busca pela justiça.

Pelas 21h21 dia 7 de Dezembro

Grupo de Teatro Aboboreiras - Tomar
Sinopse: O Tio Simplício, regressa do Brasil rico, sexagenário e sem nunca ter conhecido uma mulher.Dona Teresa, senhora de idade, ambiciosa, é mãe de Dona Cândida, uma jovem a passar a idade de casar. Em conjunto com o Dr. Simões, tratam de casar a filha com o Sr. Manuel Simplício. O objectivo de Dona Teresa é cuidar do futuro da filha e do seu, através da fortuna do genro. O Dr. Simões pretende através deste casamento aumentar o seu numero de clientes na região.Luís é um jovem aventureiro, sobrinho de Manuel Simplício, cujo principal objectivo é gastar o dinheiro que lhe chega sem ele saber muito bem porquê. Absorve-se em aventuras desmedidas, vindo a apaixonar-se em altura errada, pela pessoa errada.
Lúcia é quase da idade de Cândida, e na vida nada mais faz do que desfrutar dos pertences de sua prima, e aguardar por algum príncipe encantado.O maior receio de Dona Teresa, é que seu genro venha a falecer sem deixar herdeiros. Por isso o Doutor, na incapacidade de arranjar método que faça o velho funcionar, resolve contratar umas Boticárias, para tentar uma qualquer mistela, que dê vigor ao Homem. Em toda esta trama a criadagem é cúmplice nas artimanhas, sem que o Tio Simplício suspeite.

Pelas 18h18 no dia 7 de Dezembro




Pelas 23h23 no dia 7 de Dezembro
Sinopse: A história do Servente Hipólito que decide destruir o edifício do teatro, onde trabalham Chicharo e Pé Carriço, para construir um restaurante, "um bom restaurante!". Para o Servente, os "teatros estão sempre vazios, não alimentam a barriga nem os bolsos de ninguém ao contrário, do que se passa com os restaurantes, que estão sempre cheios!". Chicharo e Pé Carriço convencem o Servente Hipólito a entrar no mundo do teatro, bastando para isso que utilize a imaginação. Tudo para fazê-lo acreditar que o teatro é um lugar mágico onde se pode sonhar. "Na Terra dos Sonhos podes ser quem tu és, ninguém te leva a mal"…



Peça infantil pelas 16h16 no dia 7 de Dezembro







Resumo: Uma personagem (Joanico Viageiro) que conta histórias. As históriasrelatam as viagens que faz, viagens essas, a locais onde nem todos vão, ouse vão, observam as coisas numa perspectiva diferente. Joanico conta as suashistórias, com a ajuda de bonecos, marionetas, objectos, que traz sempreconsigo na sua arca de viagem.



Pelas 22h22 no dia 6 de Dezembro

Grupo VASCO DA GAMA - Frankenstinho
Sinopse: Assim como aconteceu na realidade com a autora de Frankenstein, Mary Shelley, a peça inicia com um grupo de crianças passando suas férias na praia, e que, por causa das incessantes chuvas, procuram brincadeiras e distrações que pudessem ser feitas dentro de casa. Numa noite de forte tempestade, uma das crianças sugere que cada uma desenvolva uma história de terror. A partir daí a peça passa a ser narrada por Mariinha, que cria o personagem Frankenstinho. A história criada por Mariinha começa no laboratório de um cientista, o Dr. Frankenstein, que está terminando a 'montagem' de um ser. Terminada a montagem da criatura, que batizam com o nome de Frankenstinho, o cientista recorre a uma infinidade de instrumentos para ativar o funcionamento das células, a circulação sanguínea e tudo o mais necessário para dar vida à sua criação. Muda o cenário. A ação acontece agora num bosque, onde uma menina brinca com os pássaros e as borboletas, cuida das flores e executa os trabalhos domésticos da casa onde mora com sua avó, já bem velha.

Brevemente publicaremos as restantes sinopses.

Sem comentários: