quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

É bom ler isto...

“Em meados de Novembro, surge o convite para participar na III Maratona de Teatro do Grupo de Teatro Apollo de Peras Ruivas, que o Movimento Pró Palco prontamente aceita. Alguns ensaios pelo meio, poucos, carregar a tralha, vulgo cenários, não esquecer a bina e o sofá, adereço obrigatório em todas as peças e lá vamos nós que a peça é às 18h18m. Eis-nos chegados, e toca a respirar fundo, pois a peça de teatro anterior à nossa está atrasada…Ufa…

O conceito desta maratona é deveras interessante: convidam-se uma mão cheia de Grupos de Teatro para participar, o publico que vai chegando assiste às peças, montagem de cenários, testes de luzes, teste de som, desmontagem de cenários e recomeça tudo para o novo grupo que vai entrar em cena, claro está, com o apoio simpático do pessoal do GTA que parece fazer isto à que séculos. Não descurando o facto de que de barriga vazia nada funciona, ei-los a servir nas pausas, o chazinho das cinco, o café da avó, tinto da terra, a bela da sopa da pedra, friginada e sei lá mais o quê!!!

E as horas vão passando entre farsas, comédias, épicos e leituras de gatos, casamentos e outras histórias de trazer por casa.É chegado o nosso momento, cenário, luzes, som, um pequeno silêncio, sobe a música e entra o Dr. Pathelin e a sua Guilhermina sentados na bicicleta de um qualquer avô. Agora sem retorno, viva o improviso, imperioso é passar a mensagem, que vai decorrendo aos saltitões, empurrões e mesmo puxões ,até que…fecha-se o pano! Ouvem-se palmas, assobios, entreolhares e ombros que confirmam sem voz…- Não correu mal!! – Mais uma no papo!!... e os níveis de adrenalina descem drasticamente que alguns festejam com um copo de palheto soando nos bastidores : - Vivó MPP!!!Assim termina, o que parece ser uma aventura, a participação do MPP e do CCRO pela terceira vez neste evento do GTA que mais não é do que uma amostra do que se faz em teatro amador no Distrito de Santarém, …sim, Distrito!”

In: http://ccr-olival.blogspot.com/2008/12/6-de-dezembro-de-2008-mpp-vai-maratona.html

3 comentários:

pedroliveira disse...

...É bom saber que alguém lê! Eheheh...

PG disse...

Que bela reportagem! Parabéns ao GTA e a todos os participantes por mais uma das muitas..

Anónimo disse...

parabéns aqueles loucos que nos dão as mãos e continuam sem medo lado a lado com o GTA...obrigada =)

andreiaZita