sexta-feira, 18 de abril de 2008

Para todos os actores...Grotowski

"Um actor é um homem que trabalha em público com o seu corpo, oferecendo-o publicamente. Se esse corpo se limita a mostrar o que é - o que qualquer pessoa pode fazer - não realiza um acto total.O actor deve aprender a utilizar o seu papel como se fosse um bisturi - para a si mesmo se disssecar. Não é uma questão de se auto-retratar em certas circunstâncias dadas, me de viver em parte, nem de substituir a maneira distante, baseado num cálculo frio. O importante é usar o papel como um trampolim, um instrumento com o qual se estuda o que se oculta por trás de uma máscara quotidiana - o núcleo íntimo da personalidade - para o sacrificar, para o expor. Trata-se de uma dádiva de si próprio. Há que darmo-nos totalmente, na nossa mais profunda intimidade, com confiança, como nos entregamos ao amor. A chave é essa. Sem defesas". Grotowski

Grotowski fundou o Teatro Laboratório em 1959, em Opole, Polónia. O seu trabalho centrou-se na pesquisa nos domínios da arte teatral, particularmente no da arte do actor. Aquilo que, nos meios teatrais é conhecido por metódo de Grotowski.

Simples e divinas estas palavras.

É o caminho correcto a seguir sr.s actores, por muito difícil que seja...
Mas o resultado é, absolutamente, extrodoso. Atrevam-se...

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom, muito bom mesmo. Estou a ver que a "concorrência anda aplicada"...

"O que eu faria, se estivesse na mesma situação que o meu personagem?" Constantin Stanislavski


Luis Tomaz

Anónimo disse...

Pois é Luis Tomaz, estes dois gurus do teatro sabem do que falam...
"Grotowski é único. Porque mais ninguém, que eu saiba, depois de Stanislavki, investigou a natureza da representação do actor, o seu fenómeno, o seu sentido, a natureza e a ciência dos processoos mentais, físicos e emocionais como Grotowski"
Peter Brook

dora.