terça-feira, 29 de abril de 2008

"Antes dos Cravos... Outro Teatro", 6 de Maio em Ourém


A Equipa da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Ourém tem o prazer de o/a convidar para assistir ao espectáculo "Antes dos Cravos... Outro Teatro", com o qual iremos comemorar o 25 de Abril. Serão representados pelos alunos algumas cenas da revista à portuguesa "Saídas da Casca", de César Oliveira, Rogério Bracinha e Paulo da Fonseca, uma cena da peça "Netos de Abril", do Doutor Sérgio Ribeiro, e um sketch da actriz Ivone Silva.Contaremos ainda com a participação da actriz Maria do Céu Guerra e do Doutor Sérgio Ribeiro que comentarão a importância do Teatro na Revolução e da Revolução no Teatro. Contamos com a sua presença, no dia 6 de Maio, pelas 21h30m, no Cine-Teatro (gentilmente cedido pela Câmara Municipal). Eunice Neves Coord. da BE/CRE da EBSO

Não resisti em colocar no blog...Hum?!

2008/4/29 Elisabete Pedro

estava aqui a pensar... também posso participar nos dragões ou não dá? sei lá, fazer qualquer coisa, tipo vender bilhetes ou aviar sandes?!Hum?!

Também no dia 14 de Junho

Princípe Felizardo e Bobo - Maio de 2005 - Ano de estreia

No dia 14 de Junho, o GTA apresenta no Centro de Deficientes Profundos João Paulo II o espectáculo Leandro, Rei de Helíria, num jantar de solidariedade promovido pela Liga de Amigos do Centro. Várias têm sido as deslocações aquele espaço a fim de perceber qual o melhor enquadramento para a peça. No princípio está delienado fazer TEATRO AO AR LIVRE, aproveitando o maravilhoso espaço exterior do Centro.
O espectáculo terá jantar incluído. Brevemente contamos mais sobre este espectáculo!!
Liga dos Amigos? Querem colocar aqui mais informação sobre o Jantar de Solidariedade?







segunda-feira, 28 de abril de 2008

Vêm aí os DRAGÕES...Teatro ao ar livre


...uma realidade fantasiosa e fantástica onde os dragões convivem com os homens, a magia é quotidiana e o reis são aconselhados por homens sábios…

As Pegadas dos Dragões de Carlos Carvalheiro
Dias: 7-14-21 de Junho
Teatro ao ar livre - Monumento das Pegadas dos Dinossáurios - Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros - Bairro - Ourém
duração: 0h45 + jantar + 0h45
Bilhete - 25€
Central de Reservas: tlm: 960303991
Informação: Não aconselhável a menores de 6 anos

sinopse: Na linha de Ursula le Guin, Tolkien ou JK Rowling, “As Pegadas dos Dragões” transporta-nos a uma realidade fantasiosa e fantástica onde os dragões convivem com os homens, a magia é quotidiana e o reis são aconselhados por homens sábios que dizem: “não faças nada por ser correcto ou ser digno de louvor ou ser nobre de fazer; não faças nada por parecer que é bom fazê-lo; faz apenas o que tiveres de fazer e que não possas deixar fazer.”

Alguns elementos do GTA participaram há dois anos neste projecto. Alguns deles fazem parte do Fatias de Cá Ourém, um dos 8 centros de produção teatral do Fatias de Cá - Mãe (Tomar). O Fatias de Cá (criado em Tomar em 1979) tem 8 centros de produção. Enquanto companhia de teatro enquadra cerca de 150 membros nivelados (entre profissionais e amadores) que desenvolvem ou uma actividade permanente, ou regular ou pontual.


GTA - Está marcada uma reunião de trabalho sobre a preparação desta produção para dia 30 de Abril, pelas 20h00 no Pátio da Ti Emília. Reunião de trabalho que se preze começa sempre com um jantar!!

www.fatiasdeca.net

sábado, 26 de abril de 2008

"O CON (S)CERTO"

Quinta, sexta e sábado foram dias de ensaios de leitura. Apareceu gente nova, enfim, juntou-se um grupo de trabalho para trabalhar no espectáculo "O CON (S)CERTO". Estão lançados os dados para a peça. Muito trabalho por fazer, muitas dúvidas mas o prazer de produzir um novo espectáculo, de o criar e de o partilhar com o público é superior.

1 de Maio, pelas 10h00 - Reunião de trabalho. Paramos para almoçar e voltamos a retomar o ensaio. Em Pêras Ruivas

Até lá.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Outro...desta vez sobre o espectáculo Meta a menina para dentro

Em 24/04/08, Grandes.Direitos escreveu:
Teatro Apollo

Exmos Senhores,

Tendo tomado conhecimento da representação da obra em epígrafe, enviamos em anexo uma ficha de produção teatral, cuja devolução agradecemos depois de devidamente preenchida, a fim de obtermos mais informações sobre este projecto, nomeadamente o nome dos autores.

Com os melhores cumprimentos,

Lina Pires
Serviços de Representação

Sociedade Portuguesa de Autores
Grandes Direitos - Serviço de Representação
Av. Duque de Loulé, 31 - 1069-153 Lisboa
Tel.: (351) 21 359 44 12 / 00 - Fax: (351) 21 353 02 57
E-mail: mailto:grandes.direitos@spautores.pt
Página web: http://www.spautores.pt/

e-mail

Em 24/04/08, Grandes.Direitos escreveu:
Teatro Apollo

Exmos Senhores,

Tendo tomado conhecimento de que pretendem estrear, no dia 23 de Maio de 2008, a obra em epígrafe, da autoria de Karl Valentim, cumpre-nos informar que toda e qualquer utilização de obras protegidas requer sempre uma autorização prévia e escrita por parte dos autores ou seus representantes.

Desta foma, chamamos a vossa atenção para o facto de que a representação não autorizada de uma obra tipifica o crime de usurpação previsto e punível nos artigos 195º e 197º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Assim, para futuras representações, quer da obra ora citada, quer de futuras produções que V. Exas. pretendam apresentar ou promover, deverão formalizar junto da SPA o pedido para as utilizações das obras, com um mínimo de dois meses de antecedência.

Para o efeito, deverá ser preenchida a ficha de produção anexa, a fim de obtermos os elementos necessários à obtenção da autorização por parte dos detentores dos direitos.

Face ao exposto, ficamos a aguardar a devolução da ficha de produção, depois de devidamente preenchida, a fim de obterem a devida autorização dos representação de Karl Valentim, para representar a obra em epígrafe.

Com os melhores cumprimentos,

Lina Pires
Serviços de Representação

Sociedade Portuguesa de Autores
Grandes Direitos - Serviço de Representação
Av. Duque de Loulé, 31 - 1069-153 Lisboa
Tel.: (351) 21 359 44 12 / 00 - Fax: (351) 21 353 02 57
E-mail: mailto:grandes.direitos@spautores.pt
Página web: www.spautores.pt

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Parte III

Tão amiguinhos que eles são! (parte III)

Feira Medieval de Ourém em Maio

Feira Medieval de Ourém
11 de Maio - Início 14 h
Centro Histórico de Ourém

Aldrabões, almocreves, bailarinos, bobos, damas, jograis, cuspidores de fogo, gaiteiros...tendas...e tavernas. Tudo na Feira Medieval.
O GTA vai ocupar uma taverna. Vender o quê?? Tudo o que se enquadre e ainda, por definir: caldo verde, chouriço cozido, costeletas de javali (?), fêveras, torresmos, sardinhas, servidos em folhas de couve, telhos, pão de centeio, vinho, tijeladas...está aqui uma bela ementa meus senhores!!

terça-feira, 22 de abril de 2008

Em preparação

O CON(S)CERTO DE KARL VALENTIM

O senhor Karl Valentim foi um senhor alemão que nasceu em 1882 e morreu em 1948.
O que fez na vida foi maravilhar as plateias que o viram representar com a sua companheira de palco Liesl Karlstadt. Fazia as suas apresentações em cabarets e cervejarias. Também se apresentou nos grandes teatros de Munique. Brecht trabalhou, de início com Karl Valentim, e o próprio diz que foi com Valentim que mais aprendeu.
O cómico Karl Valentim o mais hábil desconversador que existe, tem a falta de jeito do palhaço pobre, o gosto dos putos pelas partidas, a fleuma própria da loucura. O seu humor é uma mistura maravilhosa de imbecilidade e de pensamento.

Estreia prevista: 23 de Maio - Festival de Teatro de Ourém

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Mais fotos






Fotos "Meta a Menina para Dentro" - 19 de Abril no Torreão






Fechámos a porta da sala do Torreão do Castelo

Fechámos a porta da sala do Torreão do Castelo no último 19 de Abril com o espectáculo no Meta a Menina para Dentro! Vamos voltar em Junho com um novo espectáculo. Assim o esperamos.
Maio é o mês de preparação da nova peça de teatro O CON(S)CERTO de Karl Valentim com estreia marcada para 23 de Maio no Festival de Teatro de Ourém. Pelo meio está ainda a participação na Feira Franca, dia 11 de Maio, no Castelo de Ourém, iniciativa que envolve todos os grupos de teatro do concelho de Ourém. Anda por aí muito trabalho...Torreão, até Junho!

Mágico

Desde Fevereiro, quinzenalmente, o GTA tem apresentado na sala do Torreão do Castelo de Ourém, dois espectáculos. É neste espaço mágico, que fazemos teatro, desde 2006. Todos os sábados, lá estamos. E gostamos. Muito! Este ano a regularidade dos espectáculos foi quinzenal para darmos espaço a outras representações.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Para todos os actores...Grotowski

"Um actor é um homem que trabalha em público com o seu corpo, oferecendo-o publicamente. Se esse corpo se limita a mostrar o que é - o que qualquer pessoa pode fazer - não realiza um acto total.O actor deve aprender a utilizar o seu papel como se fosse um bisturi - para a si mesmo se disssecar. Não é uma questão de se auto-retratar em certas circunstâncias dadas, me de viver em parte, nem de substituir a maneira distante, baseado num cálculo frio. O importante é usar o papel como um trampolim, um instrumento com o qual se estuda o que se oculta por trás de uma máscara quotidiana - o núcleo íntimo da personalidade - para o sacrificar, para o expor. Trata-se de uma dádiva de si próprio. Há que darmo-nos totalmente, na nossa mais profunda intimidade, com confiança, como nos entregamos ao amor. A chave é essa. Sem defesas". Grotowski

Grotowski fundou o Teatro Laboratório em 1959, em Opole, Polónia. O seu trabalho centrou-se na pesquisa nos domínios da arte teatral, particularmente no da arte do actor. Aquilo que, nos meios teatrais é conhecido por metódo de Grotowski.

Simples e divinas estas palavras.

É o caminho correcto a seguir sr.s actores, por muito difícil que seja...
Mas o resultado é, absolutamente, extrodoso. Atrevam-se...

Amanhã há espectáculo!!!



José Quartau, amanhã há espectáculo! 18h18 mas convém chegar mais cedo...

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Parte II


Tão amiguinhos que eles são (parte II)

quarta-feira, 16 de abril de 2008

DIA MUNDIAL DA VOZ


Hoje dia 16 de Abril é o dia Mundial da Voz.




Leiam com muita atenção as recomendações de quem sabe....

Sábado, 19 de Abril - Sala do Torreão

Não andamos a dormir não senhor!! Não temos tempo para isso!

Sexta - Reunião preparatória próxima peça de teatro - Estreia a 23 de Maio
Sábado - Meta a menina para dentro - Sala do Torreão - 18h18 - Castelo de Ourém

Andam por aí uns contactos para espectáculos que se forem concretizados, serão um mimo...

quinta-feira, 10 de abril de 2008

A Água Dorme de Noite


O Notícias de Ourém, semanário que tem apoiado o GTA nas suas produções, está a comemorar os seus 75 anos com a realização de algumas actividades. A próxima tem lugar já no dia 1 de Maio, pelas 21h. Trata-se de um espectáculo teatral e etnográfico, pelo Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra.

1 de Maio, 21.30, Ourém
A Água Dorme de Noite


Mais informação: http://www1.ci.uc.pt/gefac/quem_somos.htm

A verdadeira harmonia de actores


Tão amiguinhos que eles são!!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Parece que vem aí mais um projecto...Shiu...



Quem passa pela Feira Medieval de Óbidos quer voltar! O ano passado estivemos lá dois dias, tal como foi o gosto...Este ano parece que vamos ter algo em Ourém...uma Feira Franca...Shiu...amanhã fomos informados que há reunião sobre a dita Feira...o GTA ainda não descobriu um elemento que possa estar presente! Gente com agendas preenchidas!! Shiu...fica só entre nós

terça-feira, 8 de abril de 2008

12 de abril, 21h30, peça de teatro em Pêras Ruivas


Vamos lá embora ver teatro!! Vá ver!!

Havemos de descobrir...

O número de espectadores é sempre uma incógnita...sábado, na sala do Torreão eram 15 pessoas. Vinhámos de um espectáculo de cerca de 100 pessoas em Sta. Eufémia. Sábado, foram 15 pessoas. Claro que gostamos mais de fazer espectáculo para mais pessoas mas lidamos bem com menos público. Não interessam quantos são, interessa é que estão lá e é para esses que representamos. O porquê de não haver mais pessoas num espectáculo de Teatro, aos sábados ao final da tarde, com uma refeição e num sítio magnífico como é o Castelo de Ourém? Não sabemos. Mas havemos de descobrir...

sexta-feira, 4 de abril de 2008

A acelarar...em Abril, Maio e Junho

A preparação de uma nova peça para estrear no dia 23 de Maio é uma delas. São cerca de 9 textos que estão a ser adaptados para que se transformem num único. Vários autores congregados. O trabalho não é fácil mas é um desafio. São uma série de retratos urbanos e rústicos, de vidas fantásticas cheias de acontecimentos banais. A estes retratos juntamos a partilha com o público de um momento de refeição. O conceito está criado. Falta o resto...


Outra é o espectáculo do Leandro, Rei de Helíria no dia 14 de Junho no Centro de Deficientes Profundos em Fátima. O espectáculo envolve catering para 100 pessoas, poderá ser eventualmente, ao ar livre ou não...a ver vamos...já estamos no campo a trabalhar.


Os espectáculos no Torreão continuam de 15 em 15 dias.
Amanhã há espectáculo no Torreão.


No dia 12 de Maio, recebemos em Pêras Ruivas o Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha que apresentará o espectáculo Verdade ou Mentira.


Em Maio há por aí mais uns projectos interessantes. Em Junho, voltam reposições. Em cena o espectáculo "As Memórias de Lúcia", no dia 10 de Junho e muito provalmente, "As Pegadas dos Dragões" em que o GTA participou - Monumento das Pegadas dos Dinossaúrios, Bairro.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Parte técnica

Refilões qb, os dois. O Nuno coordena a parte técnica das peças, além de fazer também a produção de algumas. O Jorge, o mais novo, refila, refila, refila mas no fundo gosta muito de fazer os espectáculos. Todos os elementos do GTA sabem que haverão sempre, momentos descontraídos mas quando toca a trabalhar, nada pode ser deixado ao acaso!


quarta-feira, 2 de abril de 2008

Leandro, Rei de Helíria - Sala do Torreão Castelo de Ourém - 5 de Abril, 18h18

No próximo fim de semana, o GTA volta à sala do Torreão do Castelo de Ourém onde apresentará pelas 18h18, o espectáculo Leandro, Rei de Helíria. O espectáculo inclui dois momentos de refeição. É a última representação deste espectáculo!

terça-feira, 1 de abril de 2008

A Paraíso desceu a Ourém

A Taty trouxe a Paraíso para conhecer o Grupo de Teatro, grupo que, pelos vistos, o Hospital de Santa Maria está farto de ouvir falar! Pois para a Paraíso, espectadora atenta à distância fica aqui este souvenir. Gostamos de te ter por cá!